segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Breve análise


Vendo o atual mercado de games e sua "consolidação" podemos afirmar que a Nintendo abriu novos horizontes para a Sony e Microsoft, que apesar de venderem muitos consoles não concorrem diretamente com a Nintendo por alguns aspectos, mas os dois principais para mim são:


1º Aspecto – Hardware. Como todos sabem o hardware do Wii é extremamente inferior aos das concorrentes, tanto é verdade que o Wii é conhecido por muitos como Game Cube 1.5. Sabemos que isso só é possível ser dito por conta dos gráficos (que não compõe a totalidade do hardware). O Wii consegue ser leve e pequeno, diferentemente dos outros dois que são "parrudos", mas maior inovação está nos sensores do controle do Wii que garantem uma maior interatividade entre console e jogador, embora ele não funcione com 100% de precisão, já garante uma diversão anormal.


2º Aspecto – Jogos (software). Grande parte dos jogos da Nintendo são voltados para um público novo que não tinha costume ou prazer em jogar, que é o público que gosta de jogos "casuais". Esse é um dos maiores apelos do Wii, jogos de curta duração, você liga o sistema e joga mini-games que podem durar de 10 segundos até 10 ou 15 minutos. Claro que ele tem jogos de longa duração também, mesmo porque eles não poderiam faltar, já que boa parte das vendas do Wii se devem a seguidores fiéis da marca, ano após ano mostram para a Nintendo o carisma que ela possui, mas fato é que a Nintendo tem explorado de forma mais intensa esse outro público (de jogos casuais).


Verdade seja dita: a Nintendo inovou nos padrões do que seria um "console", correu em sentido contrário da maré (enquanto a concorrência buscava um "centro de entretenimento caseiro" completo), ela se propôs a lançar um vídeo game simples, sem uma HD para armazenamento, sem a placa de vídeo top de mercado e até mesmo sem o apelo visual dos outros dois consoles e ainda assim se deu muito bem, correndo por fora do mercado da atual geração e ganhando por dentro em termos de novos padrões que ditarão o futuro das próximas gerações.


Um desses novos padrões com certeza fará a Microsoft e Sony pensarem de forma diferente no lançamento do seu próximo console, com menos investimento em hardware e mais em inovação e interatividade off-line.


Um ponto negativo da Nintendo é a qualidade dos títulos oferecidos, que muitas vezes é batizado com o "selo de qualidade da Nintendo", que antigamente garantia a qualidade do jogo e que hoje não tem mais o mesmo efeito, dando às third-party "portas abertas" para lançarem muitos titulixos (títulos lixo) para o Wii e de forma impressionante a Nintendo dá seu selo de qualidade sem a mesma ser garantida. Enfim, o valor comercial do selo acabou estragando a imagem do que a empresa entende por "qualidade" de jogo.


Outro ponto negativo é descaso com os fãs antigos da marca, deixados um pouco de lado, com poucos lançamentos no que se refere a títulos de peso como Metroid, Mario, Zelda etc. Mesmo ela tendo lançado estes títulos para o Wii, já tem muito tempo que não se fala em novos lançamentos dessas "franquias", o que pode abalar num futuro distante o relacionamento desses seguidores com a Nintendo, que podem ver seus títulos serem banalizados ou nem mesmo serem lançados. Wake Up Nintendo!


Se ela não controlar melhor a qualidade dos seus títulos, ela sofrerá as conseqüências de um mercado apertado, concorrente e feroz em busca de erros das empresas concorrentes para esmagá-las e absorver seus usuários para suas respectivas plataformas.


Espero que a Nintendo veja a Sega como um bom exemplo do que é deixar seus fãs a "ver navios" e possa fazer do Wii o melhor exemplo do "verdadeiro entretenimento caseiro", pois a ela não lhe falta carisma, bons títulos e imaginação para criação de novos padrões.

Um comentário:

Emilio - Entre dois mundos disse...

ótima analise rubào. Eu aqui no meu wii vario entrar jogos rápidos, tipo wii fit e wii sports e jogos mais demorados,como os classicos galaxy e outros. ainda nao baixei jogos dos nintendos anterioires pelo wii console, mas estou pensando em fazer!