segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Blizzard, Go On!


Não há como negar que a Blizzard é mestre em fazer jogos bem feitos. Isso é fato. Quando falo sobre o jogo ser bem feito não estou me referindo somente aos gráficos, pois isso a Square-Enix, por exemplo, sabe fazer muito bem, obrigado.


Os títulos que a Blizzard detém são de respeito: Warcraft, Starcraft e Diablo. Esse é o sentido do "bem feito" que falava no primeiro parágrafo. Você pode não gostar de nenhum desses jogos, problema seu, mas fato é que as vendas comprovaram que a Blizzard está entre as melhores produtoras de jogos da atualidade, com uma leva enorme de fãs que não viam a hora da Blizzard anunciar algum jogo novo da série Starcraft ou Diablo (Warcraft foi o último a receber "atualizações", portanto Starcraft ou Diablo estavam "cotados" a serem os próximos a receber um novo trato).


Enfim, a notícia que a Blizzard estava mexendo em algum de seus jogos foi dada ao público do mesmo jeito de sempre: os sites especializados em games soltam o rumor de que a Blizzard está fazendo algo (será que ela fica parada até então?), aí a comunidade de gamers esquenta o clima, começam a dar palpites e a adivinhação do que vai rolar anda solta, até o dia em que chegou a notícia: Blizzard está fazendo um novo Starcraft. Justo. Afinal de contas, Starcraft era o mais "velho" no aspecto de não terem mexido ou atualizado o game desde suas expansões. O que ninguém esperava é que logo em seguida (talvez um par de meses) anunciassem o novo Diablo! Oras, a Blizzard tinha costume de chegar ao lançamento de um jogo de uma determinada série antes de anunciar o seu próximo lançamento. A comunidade foi ao delírio!


O que preocupa é que Diablo III tem mostrado telas coloridas demais para um jogo que sempre mostrava um ar sombrio, fosco, "apagado", enfim, alguém derrubou tinta no jogo. No quesito "gráficos", Diablo nunca veio para mostrar o que uma placa de vídeo top de linha pode fazer, ao contrário, sempre deu opção para as placas mais modestas poderem rodar o jogo e consequentemente abranger o maior número de jogadores. Até aí tudo bem, mas infelizmente a impressão que dá é que passaram a usar gráficos ultrapassados com magias bonitas. Explico melhor. Se olharem os vídeos disponíveis na internet, verão magias muito bem elaboradas, bonitas e bem executadas, mas já os personagens (não só os principais, mas os monstros também) não estão lá aquelas coisas, os cenários, fora o colorido exagerado, está bem feito, mas nada novo, nada do que já não vimos em outros jogos, o que será que veremos de fato na tela? Serão os vídeos ainda muito precarios ou esta será a qualidade final? O som é outro aspecto, só de ver os vídeos já fiquei enjoado de ouvir os barulhos das moedas dos baús, monstros ou de qualquer outro lugar que elas saltem. Conservaram demais alguns aspectos dos games anteriores.


Já no caso de Starcraft II a evolução está clara, em todos os aspectos. Não ficarei me dentendo em todos esses aspectos, mas visivelmente o trato dado à série não foi o mesmo trato dado ao Diablo III, mostrando gráficos lindos, uma infinidade de novos arsenais, técnicas, táticas que poderão ser usadas no jogo, um colorido condizente com o padrão do jogo, sons e vozes bem trabalhadas (até agora no que foi visto nos vídeos disponibilizados, claro). A única "decepção" é que a Blizzard ao que parece está sendo um tanto quanto "caça níquel" lançando o jogo em forma de "trilogia" (até agora tenho minhas dúvidas de que "trilogia" seja o melhor nome a ser dado a UM SÓ JOGO que foi dividido para ser vendido como se fossem três, com a mesma história, com aspectos diferentes de cada raça). Oras, pagarei o valor de 3 jogos para ter 1 jogo completo. É quase como vender um teclado por teclas. Huuummm, seu teclado virá com 15 teclas, se quiser o resto das teclas, pague o valor de 3 teclados. Como assim??? Medonho...


Estou ansioso para jogar os dois próximos jogos da Blizzard, mas tenho quase certeza de que Starcraft II receberá as melhores críticas, restando a Diablo III correr e corrigir alguns excessos, assim ela (a Blizzard) garantirá mais alguns bons anos fãs que tanto aguardavam por essas boas notícias. Blizzard, please, go on!

Um comentário:

Emilio - Entre dois mundos disse...

Vai rubào!! poucos conhecem essa indústria como você. Vai ser ótimo ler voce escrevendo sobre isto.
abracao